domingo, 10 de março de 2013


Como ler uma caixa taxonómicaPeriquito-australiano
Periquito-australiano(Plumagem natural)
Periquito-australiano
(Plumagem natural)
Estado de conservação
Não avaliada: Domesticado
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Melopsittacus
Espécie: M. undulatus
Nome binomial
Melopsittacus undulatus
(Shaw, 1805)

Mutações

Periquito azul, sendo este um macho.
Os periquitos ondulados como também são conhecidos apresentam uma enorme variedade de mutações do "original" verde: Verde Claro, Azul, Factor Escuro, Cinzento, Violeta, Face Amarela tipo I e tipo II, Opalino, Saddleback, Spangle, Spangle Melânico, Canela, Fallow, Lutinos e Albinos, Diluídos, Asas Claras, Asas Cinzentas, Arco Íris, Corpos-Claro, Arlequim Australiano, Rémiges Claras, Arlequim Holandês, Arlequim Dinamarquês, Amarelos e Brancos de Olhos Preto, Slate, Antracite, Face Preta, Periquitos de Poupa, O Mottle, Bicolores, Frisados, Feather Duster e diversas, para não dizer infinitas, combinações entre estas mutações.

Albinismo

É muito raro acontecer um caso de albinismo em periquitos-australianos. É possível diferenciar um periquito albino dos outros através da cor de suas penas, sendo estas totalmente brancas, olhos vermelhos, bico amarelo claro, patas cor de rosa e a cera do macho em vez de ser azul, é púrpura. Apesar de não terem tons variados como os outros, são igualmente atraentes, já que formam um maior contraste com o ambiente.
Um macho alimentando a fêmea.

Reprodução

Periquito-Australiano em um tronco, percebe-se o tom azulado na cera do bico, sendo este um macho.
Os periquitos-australianos não apresentam nenhum tipo de dimorfismo sexual a primeira vista, mas é possível diferenciar o sexo através da cor da cera, uma estrutura presente a cima do bico da ave, onde se localiza as duas narinas, sendo a cor da cera das fêmeas um tom mais rosado, e os dos machos, um tom azulado, mas somente quando o periquito atinge sua fase adulta, podendo esta regra ser uma exceção, no caso da ave ser albina ou lutina, sendo as ceras dos machos púrpura-rosada, dando a impressão que não passaram da fase juvenil. Um fator importante que diferencia um adulto de um filhote, é a írs dos olhos, sendo a do adulto em volta branca e no meio preta e do filhote totalmente preta.
Um periquito-australiano está maduro para se reproduzir com 1 ano de vida, sendo o período propício quando o clima está quente e há uma maior abundância de alimentos, e este período geralmente ocorre de Setembro a Março no Brasil. Em cativeiro pode ocorrer exceções, sendo que os periquitos acasalem e têm filhotes fora da época de reprodução. Após 2 meses aproximadamente do acasalamento a fêmea começa a postura de ovos. Pode ocorrer um intervalo de 3 dias para que ela coloque mais um ovo, demorando entre 18 a 19 dias para que os primeiros filhotes nascem. Durante este tempo, a fêmea recebe alimento do macho, sendo normal ela fazer suas necessidades dentro do ninho.
Mapa com a localização dos periquitos, sendo a mancha vermelha o local que a espécie ocorre.

Distribuição e Habitat

Na Natureza, o periquito-australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando lugares áridos e de grande pastagem, geralmente em terras de agricultura de grãos, terras de arbustos e outras localizações. Por outro lado, evitam áreas florestadas por preferir locais sazonais e próximos a rios e cisternas.

TEXTO TIRADO DO SITE ABAIXO AQUI:E na minha proxima postagem vou mostrar a vcs a como amansar seu periquito e mandar o link de alguns videos que ensinam a fazer isso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Periquito-australiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário